Na manhã desta sexta-feira (30) foi realizada uma operação conjunta, entre a Polícia Civil e a Prefeitura Municipal de Lins, nas praças Dom Bosco e Frederico Ozanan, visando a identificação civil e criminal dos moradores de rua, frequentadores desses locais, bem como prestação de atendimento assistencial e de saúde.

No total foram atendidas 23 pessoas, dentre as quais, um era procurado da justiça, outros dois moradores foram submetidos a internação para tratamento de álcool e droga, enquanto outros sete foram encaminhados as suas cidades de origem.

Segundo o delegado João Pandolfi, que coordenou a operação, a ação desenvolvida não foi isolada. “Houve um trabalho de levantamento imprescindível para a investigação criminal e a inteligência policial, já que tais indivíduos são potenciais vítima de crimes em razão de sua vulnerabilidade ou até mesmo autores de delitos, sobretudo crimes patrimoniais, justificando a atualização constante na identificação dessas pessoas”, relata.

O delegado destaca ainda, que todos os indivíduos abordados ostentam antecedentes criminais, principalmente por crimes contra o patrimônio.

Durante as buscas, foram apreendidos diversas facas que estavam nas imediações das praças.

A secretária municipal de Assistência Social, Rita de Cássia Barreira Junquilho de Freitas, por sua vez, enfatizou que o Centro de Referência em Assistência Social (CREAS) de Lins tem registrado 62 pessoas nessas condições, além de outras cerca de 270 eventuais ou itinerantes. No geral são na maioria absoluta homens, desempregados e usuários de álcool ou outras drogas.

Cabe ao CREAS acompanhar e permitir o acesso dessas pessoas a inserção de programas sociais e encaminhamento a outras áreas, tais como saúde, educação e emprego.

A gerente do CAPS AD, Mariana Trevisi, salientou que a ação foi importante para o processo de sensibilização dos moradores, dos quais dois aceitaram a internação.

Participaram da operação: a autoridade policial Dr. João Pandolfi, os policiais Thiago, Marco, Reginaldo, Eugênio, Lucas, Perin, Rafael e Wisley, bem como Mariana (CAPS AD), Natalia, Neide e Patrícia (CREAS).

Fonte e foto: J Serafim Show