A divulgação de uma conversa telefônica entre o presidente do PT, Rui Falcão, e o ex-ministro da Casa Civil Jaques Wagner faz cair por terra, de forma definitiva, a versão do governo de que a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o primeiro escalão era para tentar evitar o impeachment, e não para dar foro privilegiado ao petista para ele fugir da mira do juiz federal Sérgio Moro.

Ao Blog, um auxiliar palaciano reconheceu que a divulgação deste áudio expõe a principal contradição da versão oficial do governo. A escuta foi feita no dia em que seria pedida a prisão preventiva de Lula pelo promotor de Justiça de São Paulo Cássio Conserino sobre a suposta ocultação de um triplex em Guarujá (SP).

Em um dos trechos da conversa telefônica, os dois petistas explicitam que a ideia de transformar Lula em ministro é para evitar a eventual prisão, que era o grande temor do ex-presidente.

RUI: A outra coisa é o seguinte: se nomear ele hoje, o que que acontece?
JW: Aí não sei, eu tô por fora.
RUI: Então, consulta isso também…
JW: Mas ele já decidiu?
RUI: Não, mas nós “tamo” todo mundo pressionou ele aqui. FERNANDO HADDAD, todo movimento sindical, todo mundo.
JW: Tá bom.

Em outro momento da conversa, Rui Falcão revela que estava chamando deputados a São Paulo por causa do temor da prisão de Lula.

Como revelou o Blog no dia 10, houve uma convocação de emergência para uma reunião, em São Paulo, com o ex-presidente na qual vários parlamentares foram chamados de última hora.

Na ocasião, o Instituto Lula negou que tivesse sido convocada qualquer reunião de urgência. Sabe-se agora o motivo real de os parlamentares terem sido chamados às pressas. O temor de a juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, aceitar o pedido de prisão apresentado pelo Ministério Público.

Na conversa entre Rui e Jaques, o presidente do PT revela a estratégia de tentar evitar na força uma eventual prisão.

“Tamo chamando deputado”, disse Rui na conversa com o então ministro da Casa Civil.

Fonte: G1